Clima extremo no mundo reascende o debate das mudanças climáticas
Nos últimos dias, as temperaturas extremas vêm impactando a vida de pessoas em diferentes partes do mundo. No Rio de Janeiro, a sensação térmica chegou a atingir 58°C em uma praia na Zona Oeste da cidade, no sábado de agito pré-carnavalesco.
De acordo com o Alerta Rio, essa foi a maior temperatura registrada nesta estação, com a temperatura máxima na cidade atingindo 41,1°C. Já a menor sensação térmica registrada foi de 40,3°C. Além disso, o aumento de algas deixou as águas das praias escuras.
Já nos Estados Unidos, as temperaturas extremas não foram relacionadas ao calor, mas sim a uma nevasca. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, a maior nevasca já registrada no país resultou em sensação térmica de -78°C.
Regiões como New Hampshire, Manitoba e Maine estão em estado de emergência devido à onda de frio. As temperaturas devem se estabilizar ao longo do fim de semana, mas já resultaram em fechamento de escolas públicas e estabelecimento de emergência para proteger pessoas em situação de rua.
Esses eventos climáticos extremos são atribuídos às mudanças climáticas e mostram a necessidade de se tomar medidas para proteger a população e o planeta.