Os últimos registros de chuvas intensas que vem atingindo partes do estado do Maranhão tem acentuado os problemas referentes a abertura e ampliação de imensas crateras em cidade do interior do Maranhão.
Buriticupu, que fica situada a 417 km da capital São Luís, tem vivido em constante estado de alerta com a expansão destas crateras de proporções gigantescas pois colocam em risco a vida milhares de morares do município. Ao total foram contabilizados 26 grandes buracos que avançam sobre a cidade e causam grande preocupação entre a população e autoridades.
Podemos observar, graças as imagens aéreas capturadas por drone podemos ter uma melhor percepção sobre os riscos sérios e iminentes do município realmente chegar a desaparecer “engolida” pelas crateras que continuam se ampliando em velocidade alarmante.
Conhecidas por ‘voçorocas’, as enormes crateras que vêm se expandindo em locais bem próximos às casas da cidade há mais de 30 anos, mas tem se aproximado cada vez mais da população.
De acordo com os especialistas, a falta de vegetação nesses terrenos aumenta a susceptibilidade do solo a processos erosivos, como as voçorocas, que são formadas pelo grande volumes de água em épocas de chuvas intensas.