Cinco cartórios já estão autorizados a solicitar a emissão do RG em João Pessoa. IPC explica como funciona o programa.
Os pessoenses já podem emitir o Registro Geral (RG) em pelo menos cinco cartórios da capital. A emissão faz parte de um programa piloto do Instituto de Polícia Científica (IPC), ligado à Polícia Civil da Paraíba, e também deve ser expandido para os demais cartórios de João Pessoa.
O objetivo do programa é descentralizar o serviço de emissão da Carteira de Identidade, oferecendo mais opções à população.
Diferentemente do sistema adotado nas Casas da Cidadania, nos cartórios, ainda não precisa de agendamento, basta procurar uma das unidades e efetuar a solicitação.
Apesar da solicitação ser feita nos cartórios, o RG continua sendo emitido pelo IPC, por meio de malote digital. No caso, os funcionários dos cartórios fazem a coleta dos dados, enviam para o Instituto, que faz a análise das informações e confecciona a carteira.
Os Cartórios precisaram de um tempo para adequarem suas dependências e treinarem pessoal para a prestação deste serviço, que terá uma taxa de conveniência para o usuário de R$ 40,00.
De acordo com o convênio, todas as atividades realizadas pelos Cartórios referentes à emissão de RG serão regulamentadas e fiscalizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e Defesa Social.
Cartórios que estão aceitando solicitação de emissão de RG em João Pessoa
- 6º Cartório de Pessoas Naturais de João Pessoa: R.Vicente Lucas Borges S/N – Treze de Maio
- 7º Cartório de Pessoas Naturais de João Pessoa: R. Reinaldo dos Santos, 3 – Trincheiras/Centro
- 10º Cartório de Pessoas Naturais de João Pessoa: R. Avelina dos Santos, 909 – Valentina
- 12º Cartório de Pessoas Naturais de João Pessoa: R. Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, 378 – Mangabeira
- 13º Cartório de Pessoas Naturais de João Pessoa: Av. Pres. Juscelino Kubitscheck, 265 – Ernesto Geisel