O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quarta-feira (9) que “é plenamente possível recuperar a normalidade da convivência entre instituições”. Lula deu a declaração em entrevista coletiva, após se reunir com autoridades em Brasília.
“Eu me candidatei com o compromisso de que é possível resgatar a cidadania do povo brasileiro, de que é possível a gente recuperar a harmonia entre os poderes, de que é plenamente possível recuperar a normalidade da convivência entre as instituições brasileiras. Instituições que foram atacadas, que foram violentadas pela linguagem nem sempre recomendável de algumas autoridades ligadas ao governo”, afirmou o presidente eleito.
Antes de conversar com os jornalistas, Lula se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, na sede da Corte.
Depois da reunião com a presidente do STF, Lula teve uma agenda com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.
Mais cedo, Lula se encontrou com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também participou das reuniões.
Essa foi a primeira visita de Lula a Brasília desde que venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral.
Relação com o Centrão Lula falou também sobre a relação que terá com o Centrão – bloco informal na Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de partidos de centro e centro-direita