A Licitação será aberta para a construção da barragem de Cupissura e a conclusão da adutora Translitorânea 2ª etapa
O governador João Azevêdo autorizou, nesta terça-feira (26), a licitação para a construção da barragem de Cupissura e a conclusão da adutora Translitorânea 2ª etapa. As obras, que representam investimentos de R$ 185 milhões, serão fundamentais para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana da Capital paraibana pelos próximos 20 anos.
A barragem de Cupissura terá capacidade de 10 milhões de m³ e irá abastecer os municípios de João Pessoa, Conde, Cabedelo, Bayeux, Alhandra, Caaporã e Distrito de Várzea Nova, em Santa Rita. A adutora Translitorânea 2ª etapa irá transportar a água da barragem para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Mangabeira, em João Pessoa.
“Estamos fechando um ano de muitas conquistas com dois grandes investimentos que irão resolver a situação de muitas famílias que estão em aluguel social e terão a casa própria, e a barragem de Cupissura irá garantir água até pelo menos 2040 para a Região Metropolitana, que dará tranquilidade à população”, afirmou o governador João Azevêdo.
O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, destacou que as obras irão garantir o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana. “João Pessoa tem sido destaque nacional na atratividade do turismo, temos mais pessoas morando na cidade e, por isso, é necessário avançar na infraestrutura para garantir o fornecimento de água com qualidade, continuidade e assegurando também a saúde pública e emprego e renda”, falou.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, evidenciou a geração de empregos que os empreendimentos irão gerar no estado. “A obra de abastecimento irá trazer segurança hídrica pelos próximos 20 anos à região e, por isso, devemos celebrar essa nova fase que estamos vivendo, acreditando no Brasil e na Paraíba”, declarou.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, celebrou mais uma parceria com o Governo do Estado. “Esse é um momento de celebração porque o nosso sentimento é de que estamos fazendo mais e melhor em favor do nosso estado e da Capital, uma parceria que tem dado frutos, pois nosso objetivo maior é promover uma melhor distribuição de renda e inclusão social”, pontuou.
As obras da barragem de Cupissura e da 2ª etapa da adutora Translitorânea irão beneficiar diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.