Lucas Ribeiro diz que manterá diálogo com o prefeito de Campina Grande, mesmo após rompimento
Os primeiros dias de governo da nova composição do Executivo Estadual da Paraíba estão fervilhando nos bastidores políticos. Segundo matéria publicada no portal WScom, o recém empossado vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), declarou que estará “com a porta do gabinete aberto” para o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), mesmo após o rompimento da sua aliança política.
É necessário entender o contexto político que envolve os dois jovens expoentes estado: ambos carregam um histórico familiar tradicional na política, a família Ribeiro, que atualmente conta com o prestigiado deputado federal Aguinaldo Ribeiro, tio de Lucas, bem como a eminente senadora Daniella Ribeiro, mãe do atual vice governador, e de outro o clã Cunha Lima, que tem nomes marcantes como o ex-senador Cássio Cunha Lima.
A convergência política dos dois tradicionais núcleos políticos através de Bruno Cunha Lima e Lucas Ribeiro, respectivamente prefeito e vice nas eleições municipais de Campina Grande, foi encarada 2020 como “imbatível”, e capaz de alavancar ambos para voos mais altos no estado.
Porém os caminhos, inicialmente unidos, se distanciaram, notadamente após a escolha de Lucas para composição da chapa estadual para a reeleição no atual governador João Azevêdo, estremecendo as relações da “jovem aliança”, o que culminou na exoneração quase que imediata das indicações do partido PP na administração municipal de Campina Grande, situação vista como de difícil conciliação principalmente após a vitória da chapa sobre Pedro Cunha Lima (PSDB), primo de Bruno, no segundo turno para governo.
Mas ao que parece o jovem vice-governador Lucas Ribeiro está disposto ao diálogo, afirmando, conforme matéria do portal WScom, que o passado não impedirá futuras alianças entre os grupos, devendo, inclusive, manter gabinete em Campina Grande.
“Nada do que passou vai ser impedimento para construirmos uma relação institucional com a prefeitura, eu e prefeito somos jovens de uma geração nova. Temos que fazer diferente”, pontuou.