Posição de destaque para os produtos da Paraíba em exposição na capital fluminense gera visibilidade e negócios.
Foi aberta a exposição “Paraíba — um estado de artesanato” na última quinta-feira (15) na cidade do Rio de Janeiro, que vai mostrar o que há de melhor no artesanato paraibano durante a alta estação da capital fluminense, em uma ação compartilhada entre o Governo do Estado e o Sebrae.
Importante comitiva representando o Estado prestigiou a abertura, que contou com a presença da Primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e a vereadora campinense, Eva Gouveia. A exposição pretende dar visibilidade às riquezas culturais paraibanas através da exposição e divulgação do artesanato. A solenidade de abertura contou com show da artista paraibana Elba Ramalho, e com parte do desfile da coleção #SomosTodosParaiba, além de outras atrações culturais, como o grupo de Xaxado do Sesc.
A mostra ficará aberta ao público até o dia 15 de março de 2023 com a participação de mais de 100 artesãos — representando todas as tipologias produzidas do Litoral ao Sertão, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab)/Sebrae.
Ana Maria Lins destacou o momento para o artesanato paraibano. “Este momento representa mais um marco histórico para a Paraíba. Somos vitrine no Centro do Artesanato Brasileiro, somos um estado de artesanato“, comentou.
“O artesanato paraibano é considerado um dos mais belos e ricos do País. E a partir de hoje ganha a oportunidade de mostrar toda essa riqueza em renda renascença, em algodão colorido, peças em cerâmica, madeira, metal e couro — artes que preservam nossa história, nossas raízes. Então, é com muita alegria e gratidão que convido a todos a conhecerem nossa Paraíba, o Estado do artesanato“, prosseguiu Ana Maria Lins.
Já a vereadora Eva Gouveia destacou a excelente divulgação para o fomento do artesanato: “Estivemos presente nesta quinta-feira ao lado da Primeira-dama Ana Maria Lins, na abertura da exposição “Paraíba – Um estado de artesanato”. Uma oportunidade maravilhosa que enaltece o artesanato do nosso estado e que estará aberta para visitação até o dia 15 de março de 2023 no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab)/Sebrae. Uma honra em fazer parte desse momento tão especial para a nossa Paraíba.”
O diretor-técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, também ressaltou a divulgação da Paraíba na alta estação do Rio de Janeiro. “A Paraíba nunca havia usufruído desse espaço e agora surge essa oportunidade. Mais que isso, surge a oportunidade na alta estação. Então, nada melhor que trazer a cultura paraibana para que o turista do mundo possa conhecer — o Rio é uma cidade que recebe gente de todo o mundo. E vamos estar de dezembro a março. Vamos pegar Réveillon, carnaval, ou seja, a alta estação carioca vai ser aproveitada para mostrar a cultura e o potencial turístico da Paraíba“, comentou.
Com a curadoria do designer Renato Imbroisi, que há pelo menos 20 anos conhece o artesanato paraibano, a exposição “Paraíba — um estado de artesanato” mostra o que há de melhor e de mais genuíno da produção artesanal de todas as regiões do estado — do litoral ao Sertão. Renda renascença, algodão colorido, cerâmica e brinquedos populares são algumas das tipologias da mostra, em um período de alta temporada do Rio de Janeiro. Portanto, com um imenso fluxo de visitantes.
Também prestigiaram a abertura da exposição a atriz Suzy Lopes – que está atuando na novela Mar do Sertão –, o repentista da novela, Lukete, o ator pernambucano Bruno Dubeux, além do deputado federal eleito Lindbergh Farias.
Para aqueles que desejam conferir a exposição “Paraíba — um estado de artesanato”:
Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: entrada franca