Desde a derrota nas urnas para Luís Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem estado em silêncio nas redes sociais, e feito raríssimas aparições públicas, o que tem sido utilizado como argumento de ambos os lados da contenda política que se arrasta entre derrotados e vencedores desde 30 de outubro.
A reclusão de Bolsonaro foi criticada até por seus aliados. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a cobrar publicamente que o chefe do Executivo se pronunciasse, mas sem sucesso.
Entretanto, durante a transmissão do evento pela TV Brasil, o presidente se mostrou emocionado e chegou a chorar. As imagens mostraram seus olhos marejados e, momentos depois, ele enxugando as lágrimas durante a cerimônia de Cumprimentos dos Oficiais-Generais das Forças Armadas, no Clube Naval de Brasília.
Ao lado da primeira-dama, que também se emocionou em determinados momentos, Bolsonaro não fez discurso e se limitou a saudar os participantes do evento. Após a cerimônia houve almoço com os militares.
Repercussão entre os internaltas – Outro momento que está repercutindo nas redes bolsonaristas diz respeito a um dos cumprimentados da cerimônia dos Oficiais-Generais das Forças Armadas, não identificado nominalmente pela reportagem.
Através do recurso de leitura labial é possível depreender que foi dito na ocasião pelo mesmo: “Aguardando o Comando”. (Minuto 36:15 – TV Brasil ao Vivo – link aqui)
Impossível determinar a que comando o nobre membro das forças armadas se refere.
Seria a emoção do atual presidente resultado de efusivas demonstrações de lealdade como as flagradas no trecho? Difícil determinar, mas abre diversas portas para especulação, algo que não é benéfico para o país neste momento.