Após polêmica na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, deputado federal do PL propõe criação do “Dia Nacional do Patriota” em 21 de março
Deputado Adilson Barroso (PL-SP) quer instituir data em homenagem aos símbolos nacionais, que são utilizados pela militância de Jair Bolsonaro
Após a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre (RS) revogar a criação do “Dia do Patriota” no âmbito municipal, um deputado federal propôs na Câmara em Brasília a criação do “Dia Nacional do Patriota”.
A ideia foi protocolada nesta terça-feira (29/8), pelo deputado Adilson Barroso (PL-SP), aliado do presidente Jair Bolsonaro.
A proposta tem diferenças de sua contraparte gaúcha. O parlamentar federal quer que a data seja instituída em 21 de março. Já o projeto da Câmara de Porto Alegre previa instituir a data no dia 8 de janeiro, mesma data em que golpistas invadiram, depredaram e saquearam as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
“Precisamos voltar a cultivar o respeito em toda a sua plenitude. O respeito aos símbolos nacionais faz parte da nacionalidade, da unidade do País, faz parte da cultura saudável de um povo”, defende o deputado.
No caso, parte dos símbolos nacionais que o deputado defende que sejam valorizados, como a bandeira nacional e o hino, são utilizados pela militância de Jair Bolsonaro como símbolos de apoio ao ex-presidente da República.
A proposta do deputado Adilson Barroso é mais um sinal da tentativa do bolsonarismo de se apropriar da memória e dos símbolos nacionais para promover sua agenda política.