O deputado federal Gervásio Maia, relator do Projeto de Lei 2112/2023, debateu a implantação de regras de segurança com Mark Buse, executivo de relações governamentais do maior grupo de aplicativos de relacionamento do mundo.
O deputado federal Gervásio Maia (PSB-RN), relator do Projeto de Lei 2112/2023, que estabelece medidas de segurança na prestação de serviços oferecidos por aplicativos de relacionamento, pressionou nesta quarta-feira (23) o Match Group, maior grupo do mundo no ramo, a adotar essas medidas.
Maia se reuniu com Mark Buse, executivo de relações governamentais do Match Group, para discutir o projeto. O parlamentar ressaltou a importância de garantir a segurança dos usuários de aplicativos de relacionamento, especialmente no contexto de crescimento da violência contra a mulher.
Uma das medidas apresentadas no projeto de lei é a obrigação do cadastramento prévio do CPF nos aplicativos de relacionamento durante o acesso. A ideia é que as plataformas sejam responsáveis por verificar a identidade de todos os seus usuários e garantir o bloqueio de contas falsas.
“Temos acompanhado com preocupação o crescimento da violência contra a mulher em aplicativos de relacionamento. É fundamental que as empresas que prestam esses serviços adotem medidas de segurança para proteger seus usuários”, afirmou Maia.
Buse, do Match Group, disse que a empresa está comprometida com a segurança de seus usuários e que está avaliando as medidas propostas no projeto de lei. No entanto, ele destacou que o cadastro prévio do CPF pode representar uma barreira para o uso dos aplicativos, especialmente para pessoas que não têm acesso a esse documento.
O projeto de lei ainda está em discussão na Câmara dos Deputados. Se aprovado, entrará em vigor em até 180 dias.