O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos (Dieese-PB) avalia que a economia paraibana deverá receber até o fim de 2022 cerca de R$ 2,8 bilhões com a injeção do 13º salário, aproximadamente 1,3% do total do Brasil e 7,2% da região Nordeste.
Os números impressionam, uma vez que este montante representa em torno de 3,2% do PIB estadual. Segundo os cálculos, 1,3 milhão de pessoas devem receber o 13º no estado.
A Prefeitura de João Pessoa já anunciou, nesta semana, que pagará a segunda parcela do 13º no próximo dia 16 de dezembro. A primeira parcela foi paga no mês de junho. Já o Governo do Estado ainda não anunciou a data do pagamento da segunda parcela, mas a primeira também foi paga em junho.
Quem tem direito ao 13º salário? – Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito a receber o equivalente a um mês de salário extra, se tiverem trabalhado o ano inteiro na empresa. Para aqueles que não cumpriram os 12 meses, o pagamento do 13º tem de ser proporcional ao período trabalhado.
Quando deve ser pago? – Terminou na quarta-feira (30.11.22) o prazo para as empresas pagarem a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores com carteira assinada. O pagamento deve ser, no mínimo, de 50% do valor a que tem direito o funcionário. A segunda parcela tem como data limite o dia 20 de dezembro.
Quando é pago o 13º salário dos aposentados? – Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam as duas parcelas do 13º de 2022. Neste ano, o governo federal antecipou o pagamento do benefício. Por isso, os cerca de 31 milhões de segurados já receberam o dinheiro. A primeira parcela foi paga em maio, e a segunda, em junho. Em 24 de novembro, o INSS iniciou pagamento do 13º salário para os segurados que começaram a receber aposentadorias ou benefícios a partir de maio de 2022.