A Energisa iniciou um projeto experimental para implementar o sistema de energia pré-paga em diversas cidades da Paraíba. Inspirado em modelos de telefonia e serviços de streaming, a iniciativa busca oferecer ao consumidor maior controle sobre o uso de eletricidade, permitindo a compra antecipada de créditos. O projeto faz parte de estudos conduzidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para avaliar novas modalidades tarifárias no país.
Para participar, os clientes utilizam um medidor de energia especial que permite acompanhar o consumo em tempo real. O modelo funciona através de recargas, com valores que variam entre R$ 30 e R$ 500, dando ao usuário a liberdade de escolher quando deseja adicionar créditos. Durante o período de teste de 12 meses, os participantes recebem alertas conforme o saldo diminui e contam com uma opção de crédito emergencial para evitar cortes imediatos no fornecimento.
Na Paraíba, o teste está disponível para mil consumidores residenciais em 24 municípios, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Para integrar o projeto, que não possui custos extras, o cliente não pode ser beneficiário da Tarifa Social, possuir serviços adicionais na fatura ou contar com geração distribuída, como a energia solar. É possível solicitar o retorno ao modelo de cobrança convencional de energia a qualquer momento.
O objetivo da empresa é analisar como essa flexibilidade impacta o comportamento de consumo e a satisfação dos usuários. Além de proporcionar autonomia, a modalidade também é vista como uma alternativa para reduzir a inadimplência, permitindo que clientes com débitos pendentes possam quitar parte das contas anteriores ao realizar novas recargas. As inscrições para o teste permanecem abertas nos canais digitais da distribuidora.

