Governador da Paraíba Eleito por unanimidade como Presidente do Consórcio Nordeste
Ao contrário do que se pode imaginar, a criação do Consórcio Nordeste antecede a pandemia da Covid19, mas tornou-se notícia a partir dela, uma vez que seu protagonismo nas medidas de controle e gerenciamento conjunto da crise tornaram-se manchete nos meios de comunicação nacionais.
A iniciativa do Consórcio Nordeste teve seu marco inicial em março de 2019 pelos nove estados nordestinos, prometendo ser uma ferramenta para atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada para a região.
O modelo de consórcio público, previsto na Constituição de 1988, foi regulamentado em 2007 e tem sido mais utilizado na esfera municipal, principalmente para a gestão associada de serviços. Dentre as possibilidades abertas estão a realização de compras conjuntas e a implementação integrada de políticas públicas, como nas áreas de educação e segurança.
A Paraíba acaba de assumir uma posição de liderança na região nordeste com a recente eleição por unanimidade, nesta última quinta-feira (8), do Governador João Azevedo (PSB) como novo presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2023. A escolha ocorreu durante encontro virtual entre os gestores da região, ocasião em que foi destacada a importância da entidade para a tomada de decisões que tem fortalecido o desenvolvimento regional e as políticas públicas sociais
Como presidente do Consórcio, João comprometeu-se em manter os esforços para que a coalisão de gestores continue trabalhando para o protagonismo da região, principalmente com a chegada de um novo governo em Brasília.
O objetivo central é a integração dos estados do Nordeste, que atuam de forma conjunta também no Banco do Nordeste, na Companhia Hidrelétrica do São Francisco e na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
“Sempre tivemos uma gestão compartilhada, com as decisões colegiadas e vamos manter as pautas em discussão com todos os governadores em reuniões permanentes. O Nordeste tem um papel político e administrativo muito importante”, destacou o chefe do Poder Executivo estadual.
João agradeceu ao atual presidente Paulo Câmara, Rui Costa e Wellington Dias pelo trabalho que consolidou o Consórcio como ferramenta de planejamento.
“Tivemos a oportunidade de firmar acordos de cooperação com países europeus, avançarmos em áreas estratégicas dentro das câmaras temáticas, a exemplo da ciência, tecnologia e inovação, ações sociais, enfrentamento da pandemia com a menor taxa de letalidade da Covid-19, além do foco no turismo, meio ambiente, energias renováveis, agricultura familiar, no campo diplomático tornando a entidade consolidada e seguiremos trilhando o caminho do desenvolvimento e do respeito, tendo o nosso Consórcio muito bem representando pela Paraíba”, comentou Paulo Câmara.