Azevêdo comemora conquista que coloca o estado no cenário científico internacional
O governador João Azevêdo comemorou, nesta quinta-feira (31), a confirmação do apoio do governo federal ao projeto de implantação do radiotelescópio Bingo na Paraíba. A reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, aconteceu em Brasília na noite de quarta-feira (30).
O Bingo será o maior radiotelescópio da América Latina e será construído no município de Aguiar, no Sertão paraibano. O equipamento será usado para mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo e medir a expansão do universo.
“O apoio do governo federal é fundamental para a concretização deste projeto, que coloca a Paraíba no cenário científico internacional. Estamos trabalhando para que o Bingo seja concluído o mais rápido possível e traga benefícios para a ciência e para o desenvolvimento do estado”, afirmou Azevêdo.
O governador também destacou os investimentos do Governo da Paraíba em pesquisa científica. “Acreditamos na ciência e no potencial do nosso estado para a tecnologia e inovação. Ao longo dos últimos anos, foram mais de R$ 180 milhões investidos em pesquisa, destinamos R$ 13 milhões ao projeto Bingo”, acrescentou.
A ministra Luciana Santos reforçou a importância do projeto Bingo para a ciência brasileira. “O Bingo é um projeto de grande relevância para a ciência internacional e o Brasil tem um papel fundamental na sua realização. Vamos trabalhar para que o projeto seja concluído o mais rápido possível e traga benefícios para a ciência brasileira”, falou.
O projeto Bingo é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Inpe, a UFCG e instituições da China, do Reino Unido e de sete outros países. Toda estrutura física está sendo fabricada pela empresa chinesa CETC 54, a mesma empresa que construiu o maior radiotelescópio do mundo, o Fast.
O equipamento será fonte de conhecimento científico para pesquisas internacionais e também vai proporcionar o desenvolvimento de diversos setores na Paraíba, como o turismo, a educação para jovens, a tecnologia, entre outros.
O que você acha da conquista do projeto Bingo para a Paraíba?