Chefe do Executivo estadual destacou a importância da iniciativa para suprir uma demanda nacional pelo medicamento
O governador da Paraíba, João Azevêdo, conseguiu viabilizar a instalação de uma fábrica da empresa chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical para a produção de insulina no estado. A informação foi confirmada pelo próprio gestor nesta quarta-feira (30), em Brasília, após reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Na reunião, que também contou com a presença de representantes da empresa chinesa, Azevêdo destacou a importância da iniciativa para suprir uma demanda nacional pelo medicamento.
“Nós realizamos há poucos dias uma missão na China e já temos um importante resultado desse trabalho. Vamos iniciar com a importação do produto enquanto a fábrica é construída e já assinamos a Carta de Intenções, e a partir do Lifesa, faremos a distribuição do produto para outros estados e municípios. Foi muito importante para nós recebermos a ratificação do interesse do país nesse importante investimento”, frisou o gestor paraibano.
Por sua vez, Alckmin parabenizou Azevêdo pela iniciativa que possibilitará o país de ter uma produção nacional do medicamento.
“O Brasil é um grande consumidor de insulina e a produção nacional é um passo importante para garantir o abastecimento do mercado. A Paraíba está de parabéns por ter liderado essa iniciativa”, disse Alckmin.
O presidente do Conselho da Laurel Internacional Corporation, Peace Pingan Lau, evidenciou a satisfação de iniciar o trabalho na Paraíba e no Brasil.
“Nós somos a maior empresa de produção de insulina da China e gostaríamos que a população brasileira tenha mais escolhas, ajudando na nacionalização do produto. Esperamos que essa ação possa aproximar a nossa distância geográfica”, pontuou.
A fábrica da Tonghua Dongbao Pharmaceutical será instalada em Campina Grande, na Paraíba. A previsão é que a produção comece em 2024.
O investimento da empresa chinesa na Paraíba é estimado em R$ 1 bilhão. A fábrica terá capacidade para produzir até 100 milhões de unidades de insulina por ano.
A iniciativa do governador João Azevêdo é um importante passo para a garantia do abastecimento de insulina no Brasil. A produção nacional do medicamento é essencial para reduzir os preços e melhorar o acesso ao tratamento para os pacientes.