InícioMundoMascote da M&M's "acusado" de ser LGBTQIA+

Mascote da M&M’s “acusado” de ser LGBTQIA+

Publicado em

- Advertisement -

Polêmica com mascotes dos chocolates da M&M’s: “Eles não mostram mais as pernas!” O “rebranding” da marca que gerou protestos nos supermercados

Vários protestos em supermercados e nas redes sociais marcaram esta semana nos Estados Unidos um fato no mínimo curioso: a marca M&M’s, da empresa Mars Inc., precisou retirar uma campanha publicitária “do ar” devido a reclamação de que os mascotes tradicionais do produto (representados por chocolates coloridos) não eram mais “sexy” o suficiente como antes.

Pode parecer que se trata de algum tipo de piada, mas infelizmente este foi o ponto obscuro que a pauta de costumes rumou esta semana na América: o debate sobre a sexualidade de um personagem de embalagem de chocolates que não tem mais as pernas “torneadas o suficiente”.

Mascote com seu antes e depois da reformulação de imagem foi acusada de ser “lésbica”.

A empresa decidiu tomar uma medida inesperada em seu marketing devido a polêmica infundada sobre a suposta “sexualidade” dos personagens mascotes e optou por retirá-los das campanhas publicitárias e substituí-los por um novo rosto conhecido: a comediante Maya Rudolph, sendo nomeada a nova “executiva de diversão” da marca, na tentativa de distanciar a empresa da polêmica.

De acordo com a marca, o rebranding (reformulação ou modernização da marca) dos mascotes foi realizado no ano de 2023, com o objetivo de torná-los menos “sexualizados” e mais inclusivos, alinhando-se a tendências de diversidade e igualdade de gênero. A mudança na aparência dos personagens fazia parte de um projeto limitado, no qual parte das vendas dos produtos seriam destinadas a projetos voltados à formação de mulheres no mercado criativo.

No entanto, a mudança gerou repercussão negativa nas redes sociais e na mídia americana, especialmente entre grupos conservadores. Esses grupos criticaram a campanha, classificando as mascotes como “masculinizadas” e até mesmo sugerindo que a “M&M Verde” seria “lésbica”, e utilizando essa polêmica para politizar um simples rebranding da marca.

Infelizmente, a polêmica não parou por ai e chegou até os supermercados, onde alguns consumidores se manifestaram contra a mudança e iniciaram protestos pedindo o retorno dos antigos mascotes. A M&M’s se posicionou dizendo que respeita as opiniões de todos os seus consumidores, mas que acredita na importância da diversidade e da inclusão, e que seguirá trabalhando para promover esses valores através de sua marca e campanhas publicitárias.

Nos EUA os conservadores adotaram o termo “anti-woke”, que é usado para descrever uma tendência que se opõe ao movimento de conscientização política e social conhecido como “wokeness” (ou “acordado” em português), e se concentra em criticar o que é visto como ideologia política de esquerda, especialmente em questões relacionadas à diversidade e inclusão, como raça, gênero e orientação sexual.

Os defensores do movimento “anti-woke” argumentam que a conscientização política e social está se tornando excessivamente politizada e que está sendo usada para impor uma agenda de esquerda nas instituições, incluindo nas empresas e na educação. Eles também acusam essa tendência de tentar calar as opiniões divergentes e de ser intolerante com aqueles que não concordam com suas crenças.

O movimento “anti-woke” tem encontrado apoio entre aqueles que se opõem a mudanças sociais e políticas, incluindo alguns setores conservadores e reacionários. Ele tem sido criticado por aqueles que acreditam que ele minimiza as questões de desigualdade e discriminação presentes na sociedade e tenta desacreditar e desqualificar lutas por direitos e justiça social.

Últimas notícias

Suplente Zezinho Botafogo Assumirá Vaga na Câmara de João Pessoa Após Falecimento de Vereador

A Câmara Municipal de João Pessoa passará por uma alteração na composição após o...

Tiroteio no Morumbi: Polícia frustra assalto a farmácia e suspeitos fogem

Na tarde desta quarta-feira (24), policiais militares trocaram tiros com suspeitos que tentaram assaltar...

Desafios e estratégias para marcas brasileiras entrarem no mercado americano de relógios de luxo

Um empresário brasileiro compartilhou os principais desafios para entrar no mercado americano de relógios,...

Polícia Militar salva mulher em situação de risco no Sertão da Paraíba

A guarnição do 13º Batalhão de Polícia Militar agiu rapidamente para salvar uma mulher...

relacionados

Suplente Zezinho Botafogo Assumirá Vaga na Câmara de João Pessoa Após Falecimento de Vereador

A Câmara Municipal de João Pessoa passará por uma alteração na composição após o...

Tiroteio no Morumbi: Polícia frustra assalto a farmácia e suspeitos fogem

Na tarde desta quarta-feira (24), policiais militares trocaram tiros com suspeitos que tentaram assaltar...

Desafios e estratégias para marcas brasileiras entrarem no mercado americano de relógios de luxo

Um empresário brasileiro compartilhou os principais desafios para entrar no mercado americano de relógios,...