Michelle Bolsonaro fará turnê política pelo Brasil à frente do PL Mulher para divulgar a pauta feminina e da participação da mulher na política.
Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama do Brasil, anunciou na última segunda-feira (27.fev.2023) que fará uma turnê política pelo país com o objetivo de incentivar a participação feminina na política.
Ela é presidente nacional do PL Mulher, e as viagens terão como pauta a mulher, a mulher com deficiência e a mãe rara. Ao lado da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), Michelle afirmou que pretende trabalhar pelo “engajamento da mulher na política”. Kicis, por sua vez, declarou que a iniciativa tem como objetivo “formar mulheres” e ser uma inspiração para que outras mulheres entrem na política.
Michelle Bolsonaro foi nomeada presidente nacional do PL Mulher em 15 de fevereiro pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto. Na época, ela afirmou que as mulheres têm múltiplas funções e que podem estar onde quiserem.
Costa Neto já indicou que, caso Bolsonaro não dispute a Presidência em 2026, ano da próxima eleição presidencial, Michelle poderia ser a candidata do partido. No entanto, em 6 de fevereiro, a ex-primeira-dama afirmou que não tem intenção de se candidatar a cargos eletivos no futuro.
Ainda assim, a iniciativa de Michelle Bolsonaro tem gerado discussões sobre seu papel na política brasileira e a possível liderança da extrema direita no país. Como esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, ela tem grande influência no partido e na ala conservadora do país. Sua atuação à frente do PL Mulher e sua possível candidatura presidencial em 2026 têm sido analisadas por especialistas políticos e pela mídia brasileira.