Governador João Azevêdo marca o início do I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha, com investimento de R$ 307 milhões em pesquisa e bolsas.
Em um marco para a internacionalização da pesquisa e da inovação na Paraíba, o I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha abriu suas portas na manhã desta segunda-feira (20), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. O evento, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secities) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), tem como objetivo principal fortalecer a cooperação entre a Paraíba e a Alemanha nessas áreas.
Ciência e tecnologia sem fronteiras: o foco do Fórum
Ao longo dos três dias do evento, que se estende até quarta-feira (22), com edições em João Pessoa e Campina Grande, autoridades paraibanas e alemãs se reunirão para discutir temas como:
- Desafios e perspectivas da cooperação internacional para o fomento à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
- Importância do ensino de alemão para a internacionalização;
- Experiências e possibilidades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e da Alemanha.
Um compromisso com o futuro: investimento em pesquisa e educação
O Governador João Azevêdo aproveitou a ocasião para anunciar um investimento de R$ 307 milhões em editais de pesquisa e bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Acreditamos que o caminho para o desenvolvimento da sociedade é a ciência”, afirmou o Governador, destacando ainda a importância do Fórum para apresentar a produção científica da Paraíba ao mundo.
Paraíba em destaque: um polo de excelência em pesquisa
O evento também contou com a participação do Reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, que destacou o papel da instituição como líder no ranking de patentes nacionais e sua disposição em contribuir com projetos inovadores.
Uma ponte entre culturas: construindo laços para o futuro
A Conselheira Científica da Embaixada da Alemanha, Nina Von Sartori, ressaltou a importância da cooperação entre Brasil e Alemanha, especialmente em áreas como meio ambiente e tecnologia. “O Brasil é um parceiro importante para a Alemanha”, afirmou a Conselheira, destacando ainda o interesse alemão em contribuir com experiências na área de Educação Profissional.
Um marco para a Paraíba: o futuro da pesquisa e da inovação
O I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha representa um marco importante para o estado, abrindo portas para a cooperação internacional e impulsionando o desenvolvimento da pesquisa e da inovação. Com investimentos em infraestrutura, como o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e o radiotelescópio Bingo, e o compromisso com a educação, a Paraíba se consolida como um polo de excelência em pesquisa e inovação, pronto para desbravar novas fronteiras e construir um futuro promissor.
Informações adicionais sobre o Fórum:
- Local:
- João Pessoa: Fundação Casa de José Américo (segunda e terça-feira)
- Campina Grande: Auditório CERTBIO (quarta-feira)
- Temas:
- Desafios e perspectivas da cooperação internacional para o fomento à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
- Importância do ensino de alemão no contexto da internacionalização;
- Experiências e possibilidades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e da Alemanha.
- Público-alvo:
- Reitorias e pró-reitorias de pós-graduação, graduação e pesquisa;
- Pró-reitorias de Internacionalização;
- Coordenações de internacionalização;
- Núcleos de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo;
- Representações institucionais (Secretarias e Fundações);
- Estudantes, pesquisadores, docentes, multiplicadores, tomadores de decisão com interesse em desenvolver projetos e experiências com instituições alemã.