A operação “Marasmo” tem o objetivo de combater um esquema de desvio de recursos públicos da saúde envolvendo dispensas indevidas de licitação, além de pagamentos sem cobertura contratual em Campina Grande.
Nesta manhã (24), a Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a operação ‘Marasmo’, com o intuito de desmantelar um sofisticado esquema de desvio de recursos públicos da saúde em Campina Grande. A ação visa combater dispensas indevidas de licitação e pagamentos sem respaldo contratual.
Até o momento, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Rainha da Borborema. As investigações revelam contratações suspeitas para o fornecimento de alimentos a um hospital da rede pública local.
A 4ª Vara Federal determinou o bloqueio de expressivos R$ 3.262.998,00 em bens dos envolvidos, visando mitigar os danos aos cofres públicos.
Como a investigação começou?
A PF iniciou a apuração a partir da análise das contratações feitas pelo Hospital de Clínicas de Campina Grande (HCCG). O foco eram aquisições de refeições prontas, destinadas a funcionários e pacientes, totalizando R$ 8.695.306,61, pagos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A investigação descobriu que os responsáveis pelos desvios evitaram licitações, optando por contratações diretas, utilizando dispensas de licitação e termos de ajuste de contas (pagamentos sem cobertura contratual). Além disso, favoreceram uma empresa, praticando preços acima dos valores observados em procedimentos licitatórios similares.
Detalhes adicionais sobre a operação
Em comunicado à imprensa, a Polícia Federal explicou que o nome ‘Marasmo’ faz referência ao estado patológico de atrofia progressiva dos órgãos e à magreza excessiva, fenômenos que sucedem uma longa enfermidade. A escolha também alude à demora na condução do procedimento licitatório, o qual deveria ter ocorrido e cuja pendência foi utilizada como justificativa para as contratações diretas. A operação visa não apenas punir, mas trazer à luz a verdade sobre esses atos que impactam diretamente a saúde pública. 🏥🔍 #OperaçãoMarasmo #DesvioRecursosSaúde #CampinaGrande