O governo do estado da Paraíba estabeleceu uma formula de sucesso para suprir a carência por cirurgias no sistema único de saúde
O programa ‘Opera Paraíba’, que tem facilitado o acesso da população às cirurgias eletivas no estado, superou a marca de 15 mil procedimentos até maio deste ano.
O número de cirurgias oferecidas este ano é quase o triplo do oferecido no mesmo período de 2022, quando 5.302 procedimentos foram realizados. Foram 2.277 cirurgias em janeiro, 2.532 em fevereiro, 3.707 em março, 3.631 em abril e 3.393 em maio, totalizando 15.540 procedimentos. Atualmente, 26 unidades hospitalares estão incluídas no programa em todo estado.
Pelo programa estão sendo atendidas pessoas que necessitam desde procedimentos tidos por mais simples, como as cirurgias de catarata, como as de alta complexidade, como bariátricas e oncológicas.
Para participar do programa o encaminhamento é feito via cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município.
Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz a triagem por meio do Regnutes, software desenvolvido pela UEPB que operacionaliza o cadastramento e organiza a fila para realização dos procedimentos, e direciona o paciente para o hospital executante mais próximo.