Programa disponibiliza vagas integrais e parciais para 126 cursos em 41 instituições
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram nesta terça-feira (23), trazendo uma oferta significativa de 2.346 bolsas de estudo destinadas à Paraíba. Entre essas, 1.809 são bolsas integrais (100%) e 537 são bolsas parciais (50%), distribuídas em 126 cursos oferecidos por 41 instituições no estado.
Os candidatos interessados podem consultar a disponibilidade de bolsas por município na página oficial do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”. Enfermagem é o curso com a maior oferta de bolsas, totalizando 200 vagas, das quais 106 são integrais e 94 parciais. Administração e Educação Física também têm uma grande oferta, com 177 bolsas (115 integrais e 62 parciais) e 151 bolsas (124 integrais e 27 parciais), respectivamente.
Para se inscrever, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário atender aos critérios socioeconômicos: renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio para bolsas integrais, e até três salários-mínimos para bolsas parciais.
Calendário do Prouni O processo seletivo do Prouni será realizado em duas chamadas sucessivas. As datas importantes são:
- Inscrições: 23 a 26 de julho
- Resultados da 1ª chamada: 31 de julho
- Resultados da 2ª chamada: 20 de agosto
- Lista de espera: 9 e 10 de setembro
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior, visando beneficiar estudantes sem diploma de nível superior. A seleção dos candidatos considera a renda familiar bruta mensal, se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, ou se é uma pessoa com deficiência.
No primeiro semestre deste ano, instabilidades no site do Prouni resultaram em um atraso na divulgação dos resultados da segunda chamada. Segundo o Ministério da Educação (MEC), aquela foi a maior oferta de bolsas desde a criação do programa. Os candidatos pré-selecionados devem apresentar a documentação comprobatória na instituição de ensino superior, podendo fazê-lo presencialmente ou por meio eletrônico.
Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior aqui.