179 mortos em um dos piores acidentes da história do país
Muan, Coreia do Sul – Um trágico acidente aéreo chocou o mundo neste domingo, 29 de dezembro, quando um avião da Jeju Air caiu ao tentar pousar no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul. Com 181 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, a tragédia resultou em pelo menos 179 mortes, de acordo com as últimas informações das autoridades locais.
O voo 2216, proveniente de Bangkok, Tailândia, colidiu com o solo por volta das 9h07 (horário local) durante a manobra de pouso. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas informações preliminares apontam para um possível ataque de pássaros, o que pode ter comprometido a estrutura da aeronave.
Equipes de resgate trabalharam incansavelmente nos destroços do avião, mas as chances de encontrar sobreviventes além dos dois tripulantes já resgatados são mínimas. O acidente foi classificado como o pior desastre aéreo a atingir a Coreia do Sul desde 1997, quando um voo da Korean Airlines caiu em Guam, matando 228 pessoas.
A notícia da tragédia se espalhou rapidamente pelo mundo, gerando comoção e solidariedade às famílias das vítimas. As autoridades sul-coreanas decretaram luto oficial e prometeram uma investigação completa para apurar as causas do acidente e evitar que novas tragédias como essa ocorram.