InícioParaíbaUsina de beneficiamento de algodão será reinaugurada na Paraíba

Usina de beneficiamento de algodão será reinaugurada na Paraíba

Publicado em

- Advertisement -

O Algodão não desistiu do Nordeste. O nordeste não desistiu do Algodão. A reinauguração da Usina de Beneficiamento será no Dia 31 de março, às 16 horas, em Pirpirituba.

Com o foco no fomento da economia, o Projeto Algodão Orgânico do Semiárido, trouxe a esperança de retomar o funcionamento da usina de beneficiamento de algodão, inativa há 32 anos.

O aproveitamento de potenciais que, historicamente, já produziram muita riqueza no estado da Paraíba se mostra como caminho viável para o povo da região, gerando renda para os agricultores familiares e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

A proposta de reativação foi apresentada pelo Instituto Casaca de Couro e imediatamente acolhida pelo Governo Estadual e Municipal. A reforma do espaço começou com o patrocínio da Norfil, que não poupou esforços para procurar mercado e apoiadores para essa força-tarefa. Todos os insumos e mão-de-obra foram contratados na região, o que gerou empregos e movimentou a economia local.

O Projeto Algodão Orgânico do Semiárido é uma iniciativa que visa cultivar o algodão orgânico e agroecológico produzido pela agricultura familiar. Cada agricultor familiar está representado por seu nome escrito na sacaria que a usina recebe, revelando e renovando uma tradição que passa de geração a geração. Sua família será beneficiada pelo cultivo com manejo saudável, comércio justo, certificação e carinho por cada capulho apanhado no campo.

A safra resultante de plantios supervisionados pelos técnicos da Emater no Rio Grande do Norte e Empaer na Paraíba será processada em um único lugar, livre de contaminação por organismos geneticamente modificados (OGM ou transgênicos), de forma segura, rápida e eficiente. Além disso, o projeto incentiva o comércio justo e sustentável, gerando renda para os agricultores familiares e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

Com a reinauguração marcada para o dia 31 de março de 2023, a Usina de Beneficiamento de Algodão Antônio Inácio da Silva será 100% focada no processamento de algodão orgânico e agroecológico produzido pela agricultura familiar. Mais de 1500 agricultores e suas famílias estarão aqui representados, trazendo de volta a tradição do cultivo do algodão para a cidade de Pirpirituba.

Últimas notícias

Entre o arrasta-pé e o acolhimento: o cuidado que acompanha os forrozeiros no São João de Patos

O São João de Patos 2026 destaca-se pela robusta estrutura de segurança e saúde, unindo tradição, acolhimento e desenvolvimento econômico na Paraíba.

Cabo Verde faz história com seu primeiro gol em Copas do Mundo

A seleção de Cabo Verde atingiu um marco histórico e memorável em sua trajetória...

São José do Bonfim celebra tradições juninas com evento Bonfim na Roça

A cidade de São José do Bonfim, na Paraíba, está em plena celebração das...

Assembleia Legislativa concede Medalha Epitácio Pessoa a Dr. Pablo

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão solene para a entrega da Medalha...

relacionados

Entre o arrasta-pé e o acolhimento: o cuidado que acompanha os forrozeiros no São João de Patos

O São João de Patos 2026 destaca-se pela robusta estrutura de segurança e saúde, unindo tradição, acolhimento e desenvolvimento econômico na Paraíba.

Cabo Verde faz história com seu primeiro gol em Copas do Mundo

A seleção de Cabo Verde atingiu um marco histórico e memorável em sua trajetória...

São José do Bonfim celebra tradições juninas com evento Bonfim na Roça

A cidade de São José do Bonfim, na Paraíba, está em plena celebração das...