Após protestos dos Prefeitos paraibanos contra perdas do FPM, governo nega retenção de recursos, e Veneziano se pronuncia sobre o assunto.
Prefeitos paraibanos protestaram na última semana contra a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Eles alegam que a redução impacta diretamente nas administrações municipais, que precisam dos recursos para pagar servidores, obras e serviços públicos.
O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB na Paraíba, negou que o governo federal tenha retido os recursos do FPM.
“Não existe isso de dizer que o presidente Lula pede que retenha os recursos do Fundo de Participação dos Municípios. O que existe é uma queda drástica nas receitas federais e por consequência geram perdas aos municípios. O que eu sei é que há um estancamento dessa fase e o repasse será retomado”, alegou.
O senador também disse que o governo federal está trabalhando para garantir que os recursos do FPM sejam repassados aos municípios de forma regular.
O protesto dos prefeitos paraibanos é mais um sinal de preocupação com a situação financeira dos municípios. Em todo o Brasil, as administrações municipais enfrentam dificuldades para equilibrar as contas públicas.