O ‘Real Digital’, concluiu primeira fase e caminha para criação de um protótipo para testes e vai funcionar como um ‘Pix Inteligente’.
O processo de criação do Real Digital, a futura moeda digital de banco central (CBDC) do Brasil, atingiu um novo marco com a conclusão da primeira etapa. Nessa etapa inicial, projetos e empresas com propostas de casos de uso para a CBDC brasileira foram reunidos para ajudar a delimitar os casos e formatos de uso.
O Real Digital surge como a “terceira peça” da modernização do sistema financeiro brasileiro, que começou com o Pix, na área de pagamentos instantâneos, e prosseguiu com o Open Finance, uma forma de padronizar os dados para compartilhamento entre instituições financeiras. Agora, a CBDC terá como foco uma área ausente nas anteriores: a programabilidade.
O sucesso do Pix se deve ao fato de permitir fazer transações instantâneas e confiáveis. Com o Real Digital, a grande vantagem será poder fazer transações programáveis, e o que isso quer dizer? Que o Real Digital vai aceitar determinadas condições para serem executadas, como por exemplo o recebimento de determinado produto, vantagens, descontos, entre outros, fazendo transações mais inteligentes. No resto, as pessoas vão achar que estão fazendo um Pix.
Na visão de Rodrigoh Henriques, líder de Inovação da Fenasbac, esta primeira etapa “criou as bases para o desenho da moeda digital brasileira”, explorar como aplicar as diretrizes sobre o tema divulgadas pela autarquia em 2021 com casos de uso reais que o cidadão brasileiro encontrará no dia a dia.Na segunda etapa, será lançado um protótipo para testar as novas funções do Real Digital, que será uma “nova infraestrutura financeira” onde o real transitará por uma rede blockchain e terá novas funções, que serão testadas a fundo.
Os especialistas envolvidos com o projeto entendem que a população vai precisar dos serviços que serão oferecidos em volta do Real Digital, e cada um vai ser um pouco diferente do outro, mas sem que com isso haja dificuldades de uso, mantendo o serviço “super simples” e semelhante à do Pix, com a qual os brasileiros já se acostumaram.
O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, declarou oficialmente que o projeto piloto do Real Digital vai “começar já” e que deverá ter interação com o Pix, sistema de pagamento digital do BC. As declarações foram feitas durante uma apresentação no BTG Pactual CEO Conference 2023. Porém, Campos Neto não definiu a data de lançamento.