No Dia dos Povos Indígenas, o governo da Paraíba promove ações e entregas em Baía da Traição, buscando valorizar e melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas do estado.
Para além de uma data “comemorativa”, o Dia dos Povos Indígenas objetiva destacar a necessidade da valorização das diferentes culturas e etnias indígenas no Brasil.
O objetivo da conscientização quanto a data visa reforçar a luta para que as populações indígenas tenham seus direitos garantidos e não sejam afastados ou excluídos da cidadania.
A história da Paraíba foi marcada pela força e resistência destes povos, notadamente os Potiguaras, que hoje ainda lutam para sobreviver, e verem seus direitos respeitados.
A Paraíba tem hoje uma população indígena de mais de sete mil índios, e somente em Baía da Traição estão quatro mil.
No Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o governo da Paraíba promoveu uma série de ações e entregas na Baía da Traição, tradicional reduto dos potiguaras, visando valorizar e melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas do estado.
Ações do Governo no Dia dos Povos Indígenas
O governador João Azevêdo (PSB) participou de uma cerimônia na Aldeia Jaraguá, onde assinou a ordem de serviço para o asfaltamento de vias que atualmente são em paralelepípedo.
Além disso, foram entregues 100 mil larvas de alevinos (tambaqui, tilápia ou similar), uma tonelada de sementes de milho, uma tonelada de sementes de feijão, meia tonelada de sementes de inhame e mudas de árvores nativas, com destaque para o jenipapo.
Desde 2019, o governo da Paraíba vem promovendo políticas públicas para a valorização da cultura e a garantia da dignidade destes povos no estado.
Entre as ações realizadas estão o combate à insegurança alimentar nas aldeias, com entregas de alevinos e sementes, além da distribuição de cestas básicas, especialmente durante a pandemia da Covid-19.
Valorização da cultura indígena
A valorização da cultura também é um dos objetivos das ações promovidas pelo governo da Paraíba.
Em janeiro, foram homenageados na 35ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, evento que promoveu a dignidade e a valorização da cultura dos povos originários.
Outras iniciativas incluem a implementação da Escola Cidadã Integral Técnica Matias Freire, com um projeto pedagógico voltado para contemplar a cultura, e a realização dos Jogos Indígenas, eventos que buscam fortalecer a identidade cultural e as tradições dos povos originários na Paraíba.
Patrulha Maria da Penha e apoio às mulheres indígenas
Outra ação importante do governo da Paraíba é a cobertura da Patrulha Maria da Penha, um programa-modelo na prevenção e punição à violência doméstica e sexual, que também se estende às mulheres indígenas.
Além disso, o acesso a linhas de crédito pelo Empreender-PB na modalidade Mulher beneficiou as potiguaras, contemplando a diversidade de empreendimentos e incentivando o protagonismo feminino nas comunidades.
Ao promover ações e políticas públicas voltadas à valorização, dignidade e desenvolvimento das comunidades indígenas, o governo da Paraíba reforça seu compromisso com a diversidade cultural e a justiça social no estado.
A celebração do Dia dos Povos Indígenas na Paraíba evidencia o esforço contínuo para garantir que os povos originários sejam reconhecidos, respeitados e incluídos na sociedade paraibana.