A fala de Lula sobre a Venezuela “pegou mal”. Após Lacalle Pou, Boric, do Chile, se pronuncia sobre a posição do presidente brasileiro em discurso.
A posição adotada pelo novo governo Lula é, no mínimo ‘dúbia’, mesmo comparada à posicionamentos dos governos anteriores do PT, e “pegou mal” para a imagem Brasileira.
Durante a Cúpula de Presidentes da América do Sul, Lula chegou a defender efusivamente a Venezuela, dizendo que o que lá acontece seria “uma narrativa”, quando recebeu Maduro no Palácio do Planalto.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, bem como o do Chile, Gabriel Boric, criticaram com veemência as falas do brasileiro em relação à Venezuela.
Para Gabriel Boric, é “impossível fazer vista grossa para as violações de direitos humanos na Venezuela”, entretanto, salientou a importância da presença de Maduro em organismos multilaterais e defendeu que é “nesses espaços em que se resolvem os problemas, e não atacando uns aos outros”.
“Isso, no entanto, não pode significar colocar para debaixo do tapete ou fazer vista grossa sobre assuntos que são de princípios importantes”, declarou o mandatário chileno, em fala à imprensa após a participação dele na cúpula.
Segundo ele, trata-se de uma questão de respeito aos refugiados venezuelanos que vivem em outras nações.
“Eu tive a oportunidade de vê-la nos olhos e nas dores das centenas de milhares de venezuelanos que vivem no nosso país e exigem também uma posição firme e clara de respeito e de que os direitos humanos têm de ser respeitados sempre e em todo lugar, independentemente da inclinação política do governante do momento.”