Início Brasil STF adia julgamento sobre vínculo trabalhista em aplicativos

STF adia julgamento sobre vínculo trabalhista em aplicativos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar o julgamento que define as regras sobre o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e as plataformas digitais. A decisão de postergar a análise ocorreu após solicitações formais apresentadas pela Defensoria Pública da União e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O termo “uberização” é utilizado para descrever o modelo de trabalho onde profissionais prestam serviços por meio de aplicativos, mas, muitas vezes, sem a formalização prevista pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O debate central no Judiciário é se esses trabalhadores devem ser considerados funcionários formais das empresas ou se mantêm uma relação de prestação autônoma de serviço.

O adiamento atende a um pedido de órgãos que buscam garantir que todas as perspectivas sobre o tema sejam devidamente consideradas antes de uma decisão definitiva. O tema é de extrema relevância, pois impacta diretamente a rotina e os direitos de milhares de brasileiros que dependem da economia de plataforma para obter renda.

Com a mudança no calendário, aguarda-se uma nova data para que os ministros do STF possam debater e decidir sobre a legalidade dos modelos de contratação atuais. O resultado deste processo servirá como base jurídica para definir a relação de trabalho em todo o país, estabelecendo diretrizes claras para empresas e trabalhadores.

Sair da versão mobile